A academia e as promessas de final de ano

sexta-feira, fevereiro 15, 2013 Aleide Boeing 6 Comments

A academia e as promessas de final de ano

A pessoa que inventou essa história de cronologia, marcar datas, terminar uma coisa pra iniciar outra, era bem espertinha, viu? A virada de ano, então, é genial!

Nos meses que se aproximam do final do ano é comum ouvir aquela velha frase "Ah, ano que vem eu começo" ou "Ano que vem que faço". Aí o ano acaba, as festas passam, mas tudo o que comemos fica. Ahhhh e como fica. E aí chega a hora de cumprir as promessas de final de ano: emagrecer, voltar (ou iniciar) na academia, praticar algum esporte, e por aí vai.

No mês de janeiro a academia fica repleta de novos alunos, todos empolgadíssimos com seus novos objetivos. Mas, infelizmente, essa empolgação dura pouco. Tem gente que vai só porque pagou, tem gente que paga pra não ir (sério).


Manter-se motivado, em qualquer coisa na nossa vida, é necessário um objetivo. Após, pelo menos 1 mês, mantendo uma ida frequente a academia, o treino acaba tornando-se uma rotina e você irá pegar gosto pela prática.

Além de ser uma prática saudável, faz bem pro ego. Afinal, todo mundo gosta de olhar pro espelho e ficar satisfeito com o que vê, não é?

Alguns cuidados:

- Cuidado com as idas e vindas a academia. A prática de exercício, para se tornar saudável, deve ser contínua. Vá a academia pelo menos 4 vezes por semana, faça avaliação física, exames médicos, tenha o acompanhamento do instrutor e siga seu treino. Idas e vindas na academia causam aquelas dores chatas nos músculos, podem machucar e prejudicar sua saúde. 
Ou vai dizer que você nunca ouviu falar daqueles "atletas de final de semana" que vivem se machucando (segunda-feira no trabalho sempre faltam)? Esse é o motivo, fazem exercício excessivo só de vez enquanto, isso não é saudável, pelo contrario, machuca.

- E lembre-se, tudo que é demais também não faz bem. Tem pessoas que ficam viciadas em academia (a chamada vigorexia), chegam a ir 6 ou até 7 dias na semana, 2 vezes ao dia. Cuidado com esforço excessivo. Seus músculos e você precisam de repouso.

Se você se identificou, entrou a pouco tempo na academia e está pensando em desistir, vive indo e voltando ou está pensando em começar: vamos lá!!! Animo!!! Depois do primeiro mês (que as vezes é meio traumático, dá vergonha, dá preguiça, dói) o negócio vira rotina e você vai pegar gosto. E depois, muitas academias oferecem aulas aeróbicas, artes marciais, que deixam a frequência na academia mais dinâmica e divertida. Você faz amizades e cria vínculos. Além de, claro, ficar com um corpão de dar inveja.

E pra completar: Viver nesse mundo da um "up" na sua saúde. Porque todo mundo troca idéias sobre uma alimentação saudável, um suplemento mágico, um esporte que iniciou e achou legal, participa de corridas, passeios, caminhadas. Vai por mim, você só tem a ganhar.

Agora é continuar na empolgação. Não desista.
Escolha o melhor horário no seu dia: de manhã cedo antes do trabalho/aula, no almoço, a noite. Cada pessoa tem um período do dia que prefere para a prática de esportes, descubra o seu para torná-lo ainda mais agradável.

Dica importante: 

Lembre-se de sempre se alimentar antes e depois do treino para obter um melhor resultado e tome muita água. Faça o que te dá prazer, vá nas aulas e veja qual mais te identifica, ninguém merece ir por obrigação, faça por gostar mesmo.

Abaixo seguem dicas super legais para lanche antes do treino (lembre-se que se alimentar bem é essencial, não caia no conto de que não comer emagrece, seu corpo precisa):

Lanche 1 - Natural: pão integral, peito de peru, mussarela de búfala, tomate, alface e 1 copo pequeno de suco de laranja
Lanche 2 - Salada de frutas: laranja, maçã, melão, banana e mamão + granola e mel. 
Lanche 3 - Banana amassada, aveia e mel
Lanche 4 - 5 torradas e 1 suco de melão.

Agora já era... #PartiuAcademia

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6 comentários:

  1. Adorei a matéria!

    Ótimas dicas

    Mayra

    =*

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    Respostas
    1. Obrigada Mayra!!
      Continue acompanhando o Blog :)

      Beijos

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  2. Eu nao consigo gostar de academia, mas no ultimo mês estou me esforçando pra ir correr pelo menos uma hora todos os dias! Aqui em Campinas tem muitos parques legais pra isso e as pessoas estao em todo canto se exercitando, o q me serviu de incentivo!
    Nao tomo refri nem como fast food ha mais de dois meses [ só exagerei na comida de fim de ano, mas em janeiro ja voltei pro ritmo ahaha ] e também estou trocando o açucar do suco de limao por uma maça ou pera, fica ótimo e docinho!
    Já perdi 3kg!

    Ta lindo o blog! Fiz a dica do chá de camomila e nao eh que o negocio eh bom mesmo? Ja diminuiu bastante o azulado dos olhos!
    Bom fds meninas!
    bj
    =D

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    Respostas
    1. Isso mesmo Buu!
      Com determinação e incentivo você atinge seus objetivos. Não é fácil mesmo gostar de academia, mas tem várias outras opções de modalidades que você pode se agradar mais, o importante é fazer o que gosta.
      Muito legal a sua dica do suco de limão e parabéns pela força de vontade. É isso aí!!!
      E que bom que aprovou a dica do chá de camomila, tão simples e tão milagroso né?

      Continue acompanhando o blog.

      Beijos.

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