Eu vejo cores em você!



As cores são curingas na decoração, mas devem ser utilizadas com cuidado. E com um pouco de conhecimento no seu significado, você pode melhorar ou piorar seu ambiente.

Pareço maluca? É, pode até ser, mas que as cores podem nos estimular de diversas formas, isso é verdade. 

Existem cores indicadas para cada ambiente e um significado para escolher ela ou não. Elas são estudadas no feng shui (técnica oriental que estuda, entre outras coisas, formas de fazer com que a energia flua de forma natural e correta por sua casa) e pela cromoterapia (a cura pelo estímulo das cores) e até na psicologia. Esse estudo das cores vai muito além, porém, vou passar pra vocês dicas de onde e como usar cada cor em sua casa e dessa forma transforma-la em um lugar mais agradável e harmonioso. 

Amarelo: É brilho, luz, felicidade e além disso abre o apetite. Porém, cuidado com o excesso no uso da cor, por ser estimulante pode causar intrigas e fofocas. Use na cozinha, sala de jantar e área de convívio pois ela incentiva a comunicação e por ser ligada diretamente ao sol deixa o ambiente aconchegante e quente. Em quartos pode fazer você perder o sono. Vai bem com vermelho, roxo, verdes e alaranjados. Além de fazer uma linda composição no preto / branco / amarelo.


Azul: Tranquilizante, calmante. Te leva a meditação. Em excesso causa sono, depressão. Leva o frescor para o ambiente. Muito bem empregado em quartos, por tranquilizar o sono e em banheiros por estar diretamente ligado ao elemento água. E além disso a cor azul ajuda na criatividade. 



Verde: Vida, energia, saúde e bem-estar. Acalma e refresca os ambientes, porém em excesso podem causar sensação de opressão. É bem-vindo em quartos e banheiros por ser calmante e melhorar a energia do local. 




Laranja: Coragem, criatividade e alegria. Esquenta o ambiente. Utilize em áreas de convívio (sala de jantar, estar) pois estimula a conversa, ou em escritório onde precise estimular a criatividade. Em excesso pode causar conflitos, e como estimula o apetite, evite na sua casa, caso esteja tentando iniciar um regime. 




Vermelho: Coragem e poder. Deve ser utilizado com cuidado, pois é uma cor muito estimulante e pode causar raiva excessiva. Abre o apetite, estimula a paixão e a sexualidade. Quando bem utilizada estimula a auto-estima. 




Roxo, violeta e lilás: Trás calma, paz de espírito e elimina energias negativas. Nos tons mais azulados estão mais ligados ao lado espiritual, já os tons mais rosados estão ligados ao romance. Porém, em excesso causa depressão e ansiedade. Utilize em ambientes de repouso e meditação. 

Rosa: Ou você ama, ou você odeia. O rosa é uma cor ligada a ternura e amor, mas também com brincadeiras. Muito utilizado em quarto de meninas. Porém vai bem em qualquer cômodo, pois tem inúmeras combinações. 




Branco: Essa cor é ligada a pureza e ao mental e vem sendo muito utilizada. Porém, cuidado. Em grande quantidade pode representar frieza, vazio e hostilidade. Utilize o branco com objetos colorido que quebre a cor. Quando bem utilizada, amplia o ambiente, deixando-o com a sensação de ser maior. 




Preto: O preto, quando bem utilizado é muito chique e sofisticado. Porém, em excesso causa tristeza e angústia. Utilize-o com outras cores. Cuidado, ele diminui o ambiente, se seu cômodo já é pequeno, esqueça.




Agora que você está fera quanto ao significado das cores que tal mudar aquela parede sem graça... Ou inovar com um objeto decorativo bem colorido?

Deixe sua criatividade fluir. 

Vamos decorar?

Comentários

Postar um comentário

Faça-nos felizes: Comente este post! :D