O Feng-Shui e a decoração...

Pareceu estranho o tema de hoje? Calma que eu explico.

Acho que todo mundo, quando tem uma casa ou um apartamento, pensa em transformá-lo num lar aconchegante. Mas às vezes parece que tem algo que não está "fluindo" como deveria. O Feng-shui está aqui para ajudar a fazer com que isso "flua" finalmente.

Mas o que é feng-shui? A palavra quer dizer vento e água, que resumindo, significa viver em harmonia com as forças da natureza. E uma coisa é certo, se você tenta ir contra as forças da natureza, não dá certo.

Está pronta pra encher sua casa de energia positiva??? Claro que não vou te deixar uma perita em Feng-shui ou algo assim, mas garanto que essas dicas básicas vão deixar sua casa muito mais agradável e harmoniosa.

Primeiro você precisa conhecer o baguá:



Ele é um mapa que te ajuda na distribuição da casa baseado em cores. Então, o que você tem que fazer é utilizar a energia positiva (chi) que entra pela porta de entrada e fazer ela circular de forma correta pelos cômodos.

Posicionando o baguá: Para posicionar o baguá é só observar a parede onde está localizada a porta do seu quarto. Esta parede sempre representará o trabalho ou a carreira. Descobrir os outros lados é fácil: o canto à direita será o dos amigos e o da esquerda o da espiritualidade. A parede em frente á porta de seu quarto será a do sucesso.

Já falei sobre cores aqui lembram? Até já comentei sobre feng-shui no meu outro post. É porque as cores influenciam, e muito, na energia do seu lar.

As cores:

Na China, a decoração com a cor vermelha traz boa sorte. O vermelho é normalmente utilizado na porta de entrada, a energia e as oportunidades chegam até nós pela porta da frente. Evite obras de arte agressivas ou objetos cortantes no seu hall de entrada, não são símbolos de boas vindas. Decorar com verde, significa frescura, paz e crescimento. Cores escuras podem ser relaxantes ou deprimentes, cores claras podem ser edificantes ou monótonas, e as cores extremas podem ser divertidas ou agravantes dependendo das situações.

Os elementos:

A prosperidade e a família são representados pelos elementos em madeira.O Feng Shui, utiliza na decoração plantas que têm as folhas largas, não use plantas secas porque elas simbolizam doença. Papel de parede, tapetes ou decoração de interiores em tons de azul são bons porque este representa a água e a água permite que a madeira cresça (Prosperidade e Família). Decorar com uma mistura de azul e verde é uma excelente forma de captação de energia positiva. Utilizar peixes como elementos decorativos é sinônimo de riqueza.



Decoração em vermelho e com elementos fogo, captam a sorte e reconhecimento. As paredes podem ser pintadas de pêssego ou castanho. As cores podem ser muito suaves, e não precisam de ser brilhantes. O fogo é representado pela luz, ou seja, um bom projeto de iluminação atrai energias positivas, as velas são igualmente uma excelente escolha como elementos decorativos positivos. E mais, harmonizar todos os objetos de decoração com tons de terra, ajuda a melhorar a saúde, relacionamento e as áreas do conhecimento.

A utilização de chaminés metálicas ou outros elementos metálicos são fonte de captação de boas energias. No Feng Shui, o ouro e a prata também trazem boas energias. As melhores cores para decorar estas áreas são o branco ou cores metálicas, tons da terra são também bons quando misturados com o branco, ter sempre música ou televisão ligada.

O trabalho é representado pelo elemento água. Muita água é como uma enchente que arrasta a carga negativa. No entanto, decorar com pequenas quantidades de água é excelente. Uma pequena fonte de água ou um aquário é excelente para uma área de trabalho. Decorar com preto e branco é excelente e muito popular em casas com decoração contemporânea.

A combinação dos cinco elementos é sempre a melhor opção. Numa sala você pode ter a água representada em um espelho, a madeira numa mesa lateral, o fogo em um abajur  a terra em um tapete com formato quadrado e o metal em uma escultura feita desse material. Em um escritório você pode ter a água em um jarro de vidro, a madeira numa mesa, o fogo em uma vela, a terra em um quadro com tons de amarelo e o metal em cristais de quartzo. Lembre-se: você pode usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e - quando possível - o próprio elemento para compor a decoração de um ambiente.



Os cristais são curingas na decoração baseada em feng-shui. Além de energizar o ambiente, ele também pode absorver muita energia negativa. A turmalina preta e ônix também absorvem as más energias. Deixe ele num lugar onde pegue a luz do sol e as diferentes cores iram ser projetadas no cômodo, carregando-o de energia positiva.

Melhor não:

Evitar salas pequenas, apertadas e muito cheias, para manter o fluxo livre. Evite longos corredores, porque a energia se move muito rápido pelo corredor. Evitar iluminação excessiva. Escolha uma iluminação difusa. Coloque plantas saudáveis de uma forma decorativa por toda a casa. Organizar os sofás e cadeiras de um modo que permita às pessoas verem a porta e terem um ambiente muito agradável para conversarem. Não encha a casa de bugigangas.

Gostou? Que tal mudar e deixar sua casa mais positiva então?

Beijos da Leidy.

Comentários