Color Blocking - Como usar?

Para quem tem dúvidas sobre que cores usar no color blocking vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Círculo Cromático:



Cores complementares: são posicionadas em lados opostos no círculo cromático e sempre funcionam bem juntas. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja.

Na harmonia monocromática utilizamos vários tons da mesma cor, variando sua luminosidade e saturação, o que torna esta combinação harmoniosa e bastante elegante. No objetivo do color blocking há o perigo da monotonia visual, uma vez que o contraste é inexistente.

Na harmonia análoga combinamos uma cor primária com duas adjacentes a ela no círculo de cores utilizando uma das cores como dominante no conjunto e aplicando as demais em detalhes o que torna esta harmonia mais rica que a monocromática porém permanecemos sem uma cor de contraste.

Na harmonia de cores complementares buscamos o contraste através do uso de cores diametralmente opostas no círculo cromático. Esta é a essência do color block . Com esta harmonia conseguimos combinações interessantes ao utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, ou seja, que não seja uma cor “estourada”, intensa, em tons mais brandos, assim, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes se obtêm um destaque interessante.

Na decomposição das complementares usamos três cores eqüidistantes no círculo das cores buscando uma combinação em harmonia triádica que apresenta grande contraste, mas ainda sim, equilíbrio. Como nas demais, busque focar em uma cor intensa e nos temas com tonalidades mais brandas.

Também muito utilizadas nos looks com o conceito color block a harmonia complementar dividida e também a harmonia dupla complementar são conseguidas quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores ou dois pares de cores complementares entre si. Como exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde ou vermelho, laranja, azul e verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual. Já a dupla complementar é a mais rica das combinações porém a mais difícil de se conseguir harmonia.

O preto e o branco podem sempre entrar nas mais variadas combinações para realçar algum detalhe e compor o conjunto.

Dicas:

Utilize uma cor quente como dominante e uma gama de cores frias para ajudar a dar mais ênfase à cor quente escolhida.

Evite utilizar cores quentes não saturadas como os castanhos ou ocres porque a sensação visual pode ser arruinada.

Escolha uma cor para ser utilizada em maiores áreas que as demais.

Se a combinação não te agradar e der a sensação de mau gosto, não saia assim.

Comentários